Porque usar o Firefox?

Não creio que, ainda hoje, existem pessoas (das que usam bastante computador, ao menos) que não usam Firefox!

Então, pra quem ainda tem dúvidas:
– é mais seguro que o IE;
– tem abas (okay, o IE7 também tem, mas quem tem windows original?), ou seja, vários sites em uma só janela;
– tem quinhentas mil balacas, a.k.a extensões, pra tudo que se possa imaginar;
– tem maior consistência quando atualizam — no sentido de que os códigos html/css que usa no Firefox 1, 2 ou (em breve) 3, não variam muito, ao contrário do IE que em cada versão fica de um jeito (e o IE7 tá um pouco mais parecido com o Firefox… I wonder why)

Eu diria que essas são as quatro razões principais.

As extensões que eu uso – e recomendo:

CollorZilla: seletor de cor (e zoom de até 1000%) que copia a cor em formato RGB em número e em porcentagem, #FFFFFF e ‘nome’ da cor. Muito útil pra fazer sites ou brincar no photoshop.

Cooliris previews: é tipo o SnapPreview que tem no WordPress, mas pra sites e imagens de qualquer página. Atualmente o meu tá desativado pq não tenho usado, mas é bom pra ver resultados de buscas sem ter que clicar.

CSS Viewer: mais dinâmico que o Web Developer, quando ativado mostra o estilo de cada ‘pedaço’ do site conforme se passa o mouse em cima. Só não é muito prático pra ativar/desativar: precisa ir no menu Ferramentas/CSS Viewer.

del.icio.us bookmarks: a extensão oficial é bastante útil, porque não precisa abrir o site do del.icio.us pra adicionar/pesquisar/abrir os favoritos, ele meio que integra com o Firefox, mas não fica no lugar dos do navegador. Eu uso ambos os favoritos.

Docufarm: visualizador de pdf, ppt, doc, etc. no próprio navegador, sem ter que abrir o programa. Acho válida a idéia mas aqui não funcionou direito — não sei se era problema com o site em questão ou com a extensão.

Download Statusbar: gerencia os downloads de uma maneira melhor que o padrão. Não dá pra pausar e continuar depois, mas se fechar o programa, ele não mantém os downloads. É uma barra acima da de status e acho prático porque não abre uma janelinha e dá pra abrir o arquivo e/ou a pasta onde ele tá.

DownThemAll!: outro gerenciador de downloads, mas com funções diferentes do anterior. É bom pra baixar diversas coisas no mesmo site, ele mostra todos os arquivos que podem ser baixados e tu escolhe quais quer e onde salvar.

FaviconizeTab: tira o título das abas e deixa só o icone. Não tenho usado, mas achoválido.

FEBE: essa extensão faz backup de todas as configurações do firefox — inclusive das extensões e dos temas. Pode fazer manualmente ou programar de tanto em tanto tempo. Acho imprescindível. A única ressalva é que eu ainda não descobri como fazer o Firefox recuperar esses dados.
OBS: essa aqui junta tudo que o FEBE faz backup em um único .xpi, de repente assim ele restaura tudo. Testarei.

Gmail notifier: a nova versão melhorou um pouco e permite mais de uma conta e permite mostrar o número mensagens não lidas de cada marcador. Eu até uso, mas acho meio desnecessário quando se tem GTalk.
OBS: essa aqui parece melhor que a que eu to usando.

Google Notas: extensão que integra esse serviço do Google ao Firefox. Acho bastante útil: tu seleciona alguma coisa e pode salvar direto; ou ele abre uma janelinha (dentro do Firefox ou uma nova) e tem acesso aos bloco de notas existentes e permite criar novos — sem ter que abrir o site.

Google Reader notifier: precisa de explicação? Ele avisa quando há novas entradas no Reader.

Greasemonkey: sozinho, não faz nada; serve pra usar scripts que alteram/personalizam os sites. Tipo: integra Firefox e orkut, altera algumas coisas no Gmail. Não uso, pra falar a verdade, porque o script que eu usava tinha uma ou outra coisa que o Gmail novo tem.

IE Tab: uma das mais úteis — já que as páginas ficam diferentes em cada navegador. Uso por dois motivos: pra testar sites e pra ver sites que ficam ruins no Firefox, tipo o do Banrisul. Dá pra trocar o navegador manualmente e dá pra programar os sites que abrem direto na aba do IE.

MeasureIt: bem geek, serve pra medir o pixel das coisas. Acho ótemo.

MinimizeToTray: coloca o firefox do lado do relógio, acho útil.

Morning Coffe: basicamente tu clica no ícone e ele abre as páginas que tu programa. Tipo, abrir x abas ao mesmo tempo (mail, reader, blog, orkut… essas coisas que tem que tá olhando sempre). E dá pra fazer várias combinações com dias da semana.

Remember The Milk for Gmail: nome explicativo… coloca uma coisinha do RTM no Gmail — e combina bem, têm a mesma aparência e tudo. Atualmente desativada porque nunca consigo me coordenar pra usar esses calendários online.

Screen grab!: botão de print screen é o passado. Com essa extensão ela copia ou salva: toda a parte visível do site (sem a barra do iniciar do windows e sem as barras do firefox); todo o site (mesmo o que tem que rolar pra ver); a seleção (bom pra burlar aqueles sites que desativam a opção de copiar a imagem). Adoro!

Tab Mix Plus: porque as abas do Firefox são ótemas, mas podem ser muito melhores. Imprescindível.

Web Developer: como o nome sugere, tem várias opções pra quem faz sites; tipo: desativa o estilo ou scripts, mostra a estrutura do site, etc.

zoomFox: basicamente uma ferramenta de zoom.

As marcadas com → não podem faltar!

4 comentários sobre “Porque usar o Firefox?”

  1. Pingback: Firefox 3 e mais extensões « Moo.

Deixe uma resposta