Drupal 7 : primeiras impressões

Até então eu estava usando o D6, por ser a versão estável e por ter todos os módulos que costumo usar. Hoje, quase 3 meses após o lançamento oficial, resolvi instalar o D7 para um novo site, considerando que Views e Panels já estão por lá.

Baixei o core do Drupal 7.0 e a tradução para o Português.

Primeira mudança grande: a tradução não é mais “jogada” na raiz do programa, agora ela fica na pasta profilesstandardtranslations.
Esse caminho pode alterar conforme o perfil de instalação escolhido. Não testei os outros (minimal e testing).

Problemas: tentei umas duas ou três vezes e em todas deu algum erro na hora da instalação. Não tenho certeza, mas creio que o problema era com o arquivo de tradução, pois funcionou corretamente quando instalei direto em inglês.

As mudanças são grandes tanto em relação às funcionalidades quanto à aparência.

Administração

Por padrão, o D7 já vêm com um tema diferente para a área de administração.

Área de administração do Drupal 6
Área de administração do Drupal 6
Área de administração do Drupal 7
Área de administração do Drupal 7

Módulos

Uma das grandes mudanças na área dos módulos é a possibilidade de instalar colando o link para o arquivo .tar.gz hospedado no drupal.org ou fazendo o upload de um arquivo local — não é mais necessário acesso ao FTP para adicionar módulos.

Instalação de módulos no Drupal 7
Instalação de módulos no Drupal 7

 

Seria ainda melhor se fosse semelhante à instalação de plugins no WordPress, onde é possível pesquisar os módulos pela interface, sem ser necessário ir até o site.

Outra mudança positiva no core é a inclusão de link para ajuda, permissão e configuração de cada módulo na listagem onde habilita/desabilita. Muitos módulos adicionam alguma ação em outro módulo e por vezes era complicado encontrar as configurações no D6.

Configuração de módulos no Drupal 7
Configuração de módulos no Drupal 7

Fiquei feliz com a inclusão do módulo CCK no core do Drupal, mas esperava que o Views e o Panels também fossem colocados. Não tem nem graça fazer um site sem Views!

O que eu observei em tipo 10 minutos foi isso.

Conforme eu for mexendo, vou postando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *