Drupal 7 : Módulo Biblio

Depois de 6 meses de lançamento do Drupal 7 e 3 dias da última atualização do módulo Biblio 7.x-1.x-dev, resolvi começar a testar a sério.

Eu já tinha lido que teria mudanças grandes e, depois de ter mexido um pouco, já vi algumas bem boas.

A começar por uma das mudanças no core do Drupal 7, que ajuda muito a editar as diversas configurações do Biblio e que antes era necessário instalar o Vertical Tabs:

Tela de configuração do Biblio, mostrando as categorias em abas verticais
As configurações do Drupal 7 são com abas verticais

Pra quem não lembra, as configurações no Drupal 6 eram assim:

Tela de configuração do Biblio no Drupal 6, mostrando as categorias uma abaixo da outra
As configurações do Drupal 6 são em fieldsets

De maneira geral, essa mudança no Drupal 7 é muito boa, mas, conforme o tema e os blocos utilizados, pode ficar ruim em telas menores.

A segunda grande mudança é em relação ao preenchimento dos autores.

No D6, era necessário definir, em cada tipo de conteúdo, quais campos de autores apareceriam e, ligado ao tipo de autor [biblio_authors, biblio_secondary_authors, biblio_corp_authors, biblio_subsidiary_authors, biblio_tertiary_authors] era necessário escolher a função que ele exerce [por exemplo: autor, editor, organizador, tradutor, etc.].

Isso limita muito a catalogação pois, já que não há os subcampos do Formato MARC, não é possível detalhar a função e o tipo de autor. Estou usando o Biblio no D6 para uma consultoria de organização de acervo pessoal e a decisão tomada por mim e pelos demais colegas envolvidos foi de limitar o tipo de autoria, deixando apenas “Autor”, “Tradutor” e “Autor entidade”. Não é a solução ideal mas, considerando as necessidades do cliente em questão, não ficou ruim.

No D7 isso não é mais um problema: há apenas um campo de autor e para cada ocorrência é selecionado o tipo de autor (chamado de “Categoria” no Biblio) e a função (“Papel”). Pode parecer um pouco mais trabalhoso, mas eu considero mais prático e flexível, pois permite especificar bem a função do autor.

Tela de entrada de autores do Biblio no Drupal 7
Para cada autor é definida a categoria e o papel

Na visualização do node publicado ele exibe uma linha para cada categoria e separa os autores (independente do papel) com vírgula. Assim como no D6, é possível renomear os papéis [/admin/config/biblio/author/type]. Não encontrei opção para alterar o rótulo das categorias, talvez seja necessário alterar diretamente no banco de dados.

// Apesar de ser possível, não estou conseguindo nem criar novos papéis nem editar os já existentes. Simplesmente não acontece nada quando clico nos links. Reportei o erro nos Issues do Biblio. Foi corrigido hoje mesmo!

Ainda referente aos autores, há duas novas opções nas configurações do Biblio: uma que define o número inicial de campos de autores a serem exibidos (o padrão é 4) e outra que define o número de campos a serem acrescentados ao clicar no borão de Mais autores (o padrão é 2).

Por fim, outra opção acrescentada nas configurações é a de escolher as palavras a serem removidas do início do título para ajustar a ordenação. MUITO bom isso. Na consultoria que mencionei anteriormente, a solução escolhida foi preencher o campo de título com o artigo no final. Por exemplo: Casa, A.

Agora é possível acrescentar o título normalmente e ele já identifica a ordenação que deve ser seguida. Claro que alguns erros podem acontecer, caso o título inicie por “Uma”, por exemplo, e ele referir-se a um numeral e não a um artigo.

Exemplo de ordenação de título desconsiderando artigos
Ordenação desconsiderando os artigos previamente indicados

As demais configurações do Biblio são iguais ou muito semelhantes à versão do D6.

Conforme eu for testando, atualizo com mais apontamentos.

O único porém do Biblio (em ambas as versões) é a falta de tradução para o Português do Brasil. A maior parte do módulo necessita tradução.

Assim como fiz com a versão 6, pretendo traduzir para meu uso; dessa vez, vou divulgar por aqui e submeter aos tradutores/revisores da versão brasileira.

4 respostas para “Drupal 7 : Módulo Biblio”

  1. Olá Lígia, estou começando a explorar o Biblio porém me deparei com um problema: caso eu tenha apenas como autoria de um livro um organizador ou coordenador, o sistema o ignora na hora de construir a referência, fica em branco. Teria informações de como resolver este problema? E como implementar o estilo ABNT para usar junto com o módulo? Agradeceria qualquer ajuda… obrigada.

  2. Oi,
    eu ainda não consegui fazer um formato ABNT de maneira decente.

    Sei desse projeto aqui: Referências AutoABNT para Drupal [http://www.cce.ufsc.br/~fernandesrp/qualia/?q=content/refer%C3%AAncias-autoabnt-para-drupal].

    Não sei se o responsável liberaria o código do formato, mas mandei um e-mail para ele.

    Conforme for, se ele liberar e autorizar a distribuição, eu posto aqui.

  3. Muito obrigada, Ligia. Na semana passada eu também enviei um email para o Rodrigo pedindo o AutoABNT mas até o momento não obtive resposta… Se eu conseguir passo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *