Sistemas para bibliotecas, desenvolvimento web, organização da informação, produtividade – Tutoriais e reviews

Apresentações

Retrospectiva 2022 e perspectivas para 2023

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Vou fechar 2022 falando um pouco sobre os últimos 12 meses, um período de mudanças tanto na vida pessoal quanto na profissional em que não foi possível atualizar o blog como eu gostaria.

Mesmo sem atualizações no blog, destaco alguns eventos que participei e que devem gerar novos conteúdos por aqui.

Em dezembro de 2021 fui entrevistada para uma disciplina do curso de Biblioteconomia da UFMG, para compartilhar um pouco da minha experiência com tecnologia, em uma série de entrevistas com profissionais que atuam em mercados alternativos da área.

Em julho de 2022 palestrei para estudantes de Biblioteconomia da UDESC para falar sobre softwares para bibliotecas – inclusive, este ainda é o assunto mais procurado do blog, por causa de um post de dez anos atrás (!).

Além disso, participei de outros eventos online, e até presenciais, sobre soft skills, mulheres na área de TI, produtos digitais… Destaque para a participação em uma oficina prática sobre Wikidata organizada pelo GLAM Bibliotecas da USP, que relembrou meu interesse em metadados – contei um pouco como foi lá no LinkedIn.

Para o ano que vem pretendo publicar alguns conteúdos sobre estes e outros assuntos que tenho estudado.

E você, tem alguma sugestão de assunto que gostaria de ler aqui no blog? Me conta aí nos comentários!

3 Comments

  1. Fernando

    Oi! Seria legal ver alguma explicação sobre plugins de WordPress: os mais úteis em geral, como atualizar, quais cuidados ter. Queria ver algo sobre como instalar e que tipo de uso dá pra se fazer com o Tainacan.

  2. Fernando

    Outro assunto que me interessa e quase não vejo mais falarem é dicas de organização pessoal — mais no sentido de “como eu me organizo e quais ferramentas uso”. O que vejo hoje em dia é mais “use aplicativo X pra fazer Y” (que parecem marketing) e menos “como EU resolvo problema X” (que parece mais orgânico.

Leave a Reply