Feedly, Leitor de RSS

Há anos eu uso o Google Reader pra organizar e ler os feeds que assino e na última mudança ele perdeu o que, pra mim, era a melhor característica: compartilhar itens com as pessoas que também usam ele (sem necessariamente ir para Twitter, Facebook, G+, etc). Continuo usando ele, mas comecei a me interessar em procurar outras plataformas pra leitura (desde que importem os dados do GReader).

Ontem conheci o Feedly, que é uma extensão pra Firefox, Chrome e Safari (também tem versão para iOS e Android) para leitura de feeds.

Depois de instalar, fiz login com a conta do Google e minhas coisas do GReader já estavam lá. A sincronização é de duas vias, o que torna ele mais legal.

Além de ser visualmente agradável, ele tem cinco formas de visualizar os artigos e para cada seção (equivalente às pastinhas do GReader) ele pode salvar uma configuração diferente. Com isso eu visualizo melhor conforme o tipo de feed — miniaturas para coisas só de imagens, miniatura + início do texto para notícias, por exemplo.

Tipos de visualização de feeds
Tipos de visualização de feeds

Também tem 21 temas disponíveis e uma caixa de busca no canto esquerdo — sempre presente, mesmo ocupando pouco espaço.

Alguns temas do Feedly
Alguns temas do Feedly

Ele aceita os atalhos J para próximo artigo e K para anterior, assim como no GReader, e S para recomendar o artigo — só não tenho bem certeza o que esse “recomendar” significa. Não encontrei uma lista do que eu recomendei.

O Feedly também exibe um ícone no canto inferior dos sites que tu tá visitando, possibilitando compartilhar aquela página em redes sociais ou guardar para ler depois.

Opções de compartilhamento nos sites visitados
Opções de compartilhamento nos sites visitados

Até o momento não estou gostando de duas coisas:

  • não parece ter um jeito fácil de ver os itens já lidos daquele feed, como no GReader tem aquela opção de mostrar x itens novos ou todos os itens, enquanto lê novos itens — quando não há novos, ele exibe os já lidos;
  • achei pequeno o espaço disponível para a leitura dos artigos em si: são +- 640px, fixos. No GReader o espaço aumenta conforme o tamanho da janela do navegador E tem a possibilidade de ocultar a barra lateral. O Feedly oculta a barra da esquerda com os feeds quando a janela do navegador diminui, mas a barra da direita (que exibe itens recomendados e propaganda deles mesmos) permanece ocupando boa parte da tela.
Feedly com barra da esquerda oculta
Feedly com barra da esquerda oculta

Mesmo assim, achei a interface dele muito melhor que a do GReader e acho que vale a pena o teste.

______

Atualização:

O envio de artigo por e-mail é bem bacana: pela interface do Feedly tu coloca os contatos (ele puxa do Gmail, pois fiz login com a conta do Google) e a mensagem. Ele envia como se fosse pelo Gmail (aparece nos Itens enviados) e não tem todo o cabeçalho e rodapé do GReader, só fala o nome do programa + link no início e no final da mensagem.

4 respostas para “Feedly, Leitor de RSS”

  1. Comecei a utlizar hoje a tarde e confesso que gostei muito mesmo do usabilidade e da interface grafica dele…
    Uso tambem o Flipboard que é show de bola e mata a pau no quesito buscar noticias já lidas que para mim 😀
    a priori foi a dor no calcanhar de aquiles, estou procurando navegando alguns que saibam otimizar isso configurando ou melhorando essas e algumas outras questões que ainda nao percebi mas 😀 tudo bem..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *