Sistemas para bibliotecas, desenvolvimento web, organização da informação, produtividade – Tutoriais e reviews

Biblioteconomia, Nerdices

Registrando empréstimos de livros no LibraryThing

Dando continuidade ao post que falei sobre como catalogar livros de um acervo pessoal no LibraryThing, e inspirada por um comentário de uma leitora, vou falar rapidinho sobre como registrar empréstimos nele.

O LibraryThing possui integração com o TinyCat para gerenciar a circulação de materiais, de uma forma simples mas eficiente para bibliotecas pessoais ou de pequeno porte. Esta funcionalidade está disponível gratuitamente para bibliotecas particulares.

Mas é possível utilizar um recurso direto pelo LibraryThing, sem ser necessário configurar o TinyCat.

De forma resumida, é necessário apenas adicionar uma coluna nos modos de exibição, mas a seguir destaco o passo-a-passo.

Adicionar a coluna de empréstimos

Após criar sua conta no LibrayThing e catalogar alguns livros, você precisa configurar os modos de exibição para adicionar a coluna de Empréstimos.

Na tela inicial do seu catálogo (“Seus livros”), clique em Preferências .

Tela do LibraryThing com opção Preferências destacada
Tela do LibraryThing com opção Preferências destacada.

Abrirá a tela de configuração dos modos de exibição. Na coluna da direita, seção “Basic”, encontre o item “Empréstimos“. Arraste ele para um dos cinco modos de exibição da esquerda, conforme sua preferência.

No meu caso, deixei no modo “A”, conforme imagem a seguir:

Tela de edição dos modos de exibição no LibraryThing, destacando a inclusão do item Empréstimos.

Clique em “Salvar alterações” para confirmar.

Registrando o empréstimo de um livro

De volta ao seu catálogo, escolha para exibição o estilo editado anteriormente: uma das letras A, B, C D ou E.

Você verá os seus livros com as colunas configuradas anteriormente.

Encontre o livro que deseja registrar empréstimo e clique duas vezes na coluna Empréstimos, para ver a tela a seguir:

Tela do LibrayThing mostrando as opções para registrar empréstimo.

No campo “Leitor(a)” comece a digitar um nome: com pelo menos três caracteres ele busca em nomes já cadastrados. Para criar um novo leitor, basta digitar o nome.

No campo “Data” virá a data atual (formato: AAAA-MM-DD), sendo possível editar para indicar que o livro foi emprestado em outro dia.

Por fim, indique o prazo previsto para devolução ou marque “Nenhum” para não ter data limite.

Confirme clicando em “Salvar“.

Se o nome inserido é novo, será questionado se deseja criar um novo usuário:

Tela de confirmação de criação de um novo leitor no LibraryThing.
Tela de confirmação de criação de um novo leitor no LibraryThing: “Usuário não existe. Criar?”

Confirme a criação e pronto: na coluna de Empréstimos aparecerá o nome do usuário e a data prevista para devolução:

Indicação de empréstimo no LibraryThing.

Registrando a devolução

Ao clicar novamente na coluna de Empréstimos, aparecerá a informação de empréstimo, com opção para renovar [renew] ou devolver [return].

Tela do LibraryThing indicando os empréstimos ativos de um livro específico.

Após a devolução, na aba de empréstimos fica registrado o histórico do livro.

Tela do LibraryThing indicando o histórico de empréstimos de um livro específico.

Visualizando os empréstimos ativos

Além de visualizar a situação do livro na coluna de cada livro, é possível ver uma lista com todos os materiais que estão emprestados.

Na tela do seu catálogo (“Seus livros”), clicar na seta ao lado de “Etiquetas” e escolher a opção “Empréstimos”.

Tela do LibraryThing para ver as transações recentes.

A aparecerá uma tela com as transações recentes. São exibidos os itens emprestados, mas é possível ver todos, incluindo os já devolvidos. Também é possível ver os empréstimos por usuários.

Tela do LibraryThing mostrando as transações recentes.

Conclusão

Este foi um post rápido para ilustrar a funcionalidade de empréstimo no LibraryThing, mostrando que é possível controlar de forma simples e rápida o que foi emprestado.

E você, já utilizou? Me conta nos comentários!

Crédito da foto: Christin Hume on Unsplash.

As capturas de tela foram realizadas pela autora.