O Bruma é um subprojeto de um projeto maior, chamado ISIS-NBP (em desenvolvimento desde 2007, visa desenvolver novas maneiras de utilizar as bases Isis), que permite visualizar de forma crua o conteúdo da base, através do arquivo mestre (.mst).
Com ele é possível, segundo a página oficial e em tradução livre:
- criar base;
- excluir base;
- importar base de outros formatos, como ISO2709 e mx “ID”;
- exportar base para outros formatos, como ISO2709, mx “ID”, XML e JSON;
- copiar base a partir de outra base Isis;
- adicionar registros;
- excluir registros;
- editar registros;
- gerar algumas estatísticas da base.
Instalação
É desenvolvido em Java e, portanto, requer Java Virtual Machine 1.5 ou superior e pode ser aberto em Linux, Windows e Mac, bastando executar o arquivo .jar.
Uso
Ele pode ser utilizado em conjunto com softwares que utilizam bases Isis, como: ABCD, PHL e Winisis. E pode ser útil para eventuais ajustes que necessitem serem feitos fora do programa em questão ou para verificar uma base corrompida.
O mesmo registro em dois formatos no ABCD, versão Suíte Saber:
Dentre os formatos para os quais ele faz exportação, destaco o mx “ID”, que consiste em um arquivo de texto com todas as informações do registro, útil para salvar as informações, mesmo que o programa principal não esteja abrindo a base.
O Bruma é, portanto, uma opção boa para quem trabalha com bases Isis e quer manipular dados sem depender de um programa específico e sem ter de utilizar comandos no terminal. Já me salvou algumas vezes, inclusive.
1 Pingback