Power searching with Google – Aula 1

Me inscrevi no Power searching with Google Course, que iniciou ontem, 10 de julho. É um curso realizado pelo Google e dividido em 6 aulas, cada uma com algumas lições e atividades propostas.

Iniciei hoje a primeira aula e resolvi juntar aqui meus comentários sobre o material e as atividades propostas, para evitar spoilers no Facebook. Não são comentários longos, mas apenas para compartilhar caso alguém esteja com preguiça de fazer (ou não esteja com o Inglês em dia, visto que não está disponível em outro idioma).

UPDATE: se for em Translate captions dá pra escolher Português e ter uma tradução mazomenos (dica da Carla Castilhos). E também dá pra escolher a versão só de texto e jogar num Google Translate da vida…

Coloquei link pro vídeo de cada lição, caso interesse.

Class 1 – Introduction

Lesson 1 – Introduction

Ok, só introdução. Nada de muito significativo.

Lesson 2 – Filter image results by color

Já conhecia o filtro por cores, mas costumo filtrar mais por tamanho do que por cor, quando pesquiso por imagens. Achei interessante a abordagem de relacionar cores a contextos implícitos e nunca tinha pensado muito a fundo nisso.

Eles mencionam, por exemplo, filtrar por preto-e-branco para pesquisar por quadros e tabelas.

Lesson 3 – How search works

Explicou um pouco sobre como a busca funciona e sobre os anúncios, nenhuma novidade.

Lesson 4 – The art of keyword choices

Logo no início do vídeo (escrevo sem ter terminado de ver), me pareceu muito os passos 3 e 4 propostos pelo Grogan para o processo de referência. E isso me parece ser um dos maiores problemas que as pessoas têm ao pesquisar, não só no Google: escolher as palavras-chave e ir tentar outras conforme a necessidade. Já vi gente dizendo que não existe nada sobre determinado assunto porque não soube adaptar os termos de busca. Ou não soube filtrar os resultados.

Terminei de ver e, como já tinha comentado, basicamente ele fala sobre a escolha dos termos e sobre a necessidade de adaptar e dar uma olhada nos resultados pra de fato achar o que precisa.
A atividade foi bem fácil (como as outras) e ele sugere que tu vá no fórum do curso pra ver outros desafios ou para ter ajuda nos conceitos da atividade.

Lesson 5 – Word order matters

Essa lição fala que a ordem das palavras importa e que, em alguns casos, palavras que normalmente não seriam colocadas em um termo de busca podem ser necessárias. Como exemplo: who, a who e the who, que têm resultados completamente diferentes.

Ressalta que erros de digitação, caracteres especiais e letras maiúsculas ou minúsculas não interferem na busca.

Alguns dos caracteres que são ignorados na busca: § ¶ ¥ £ € © ® ≅ ≠ √ ÷ % () @ ? !

Caracteres que fazem diferença são usados em alguns casos, tipo C++, #hashtag, Google+ [obviamente], $100.

Ou seja: busca por coisas no Google+, mas não por nomes de usuários no Twitter.

Em relação à atividade, foi um pouco diferente da anteriores, pois era necessário fazer as pesquisas e não apenas olhar as imagens – mas foi igualmente fácil, nem precisei fazer todas para acertar as questões.

Lesson 6 – Finding text on a web page

Ensinaram a utilizar o ctrl + F e mostraram a diferença entre Firefox, Safari e Chrome. Really.

Sem mais.

5 respostas para “Power searching with Google – Aula 1”

  1. Fica a dica: quer legenda em português aperta em CC no vídeo e seleciona a linguagem. A tradução está em beta, é meio ruim, mas ajuda quem não entende nada de inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *